969F9272-71BD-41CA-BAEF-957CDEBE2F9B_edited.jpg

Urologia

O que é?

Urologia é a especialidade médica que cuida do sistema urinário feminino e masculino, além da parte genital, iniciando os cuidados do rim, ureteres, bexiga, próstata e toda via urinária.

Iniciamos aqui uma parte especial do cuidado realizado por mim, especialmente na área de disfunção miccional, cirurgias laparoscópicas e câncer urológico.

Hiperplasia da Próstata

8c5163fd-c59d-4f52-a725-5a0612826d2a.jpg

Vamos falar do crescimento da próstata associado ao envelhecimento e o que ele pode causar.

O que é?

Crescimento benigno da próstata, que inicia nos homens após 45 anos de idade.

Sintomas Principais

• Dificuldade de urinar;

• Jato fino e fraco;

• Sensação de sobra ao término de urinar.

Tratamentos

O tratamento é guiado com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do homem e evitar repercussões da doença como infecções, insuficiência renal e necessidade de hemodiálises. Existem várias modalidades de tratamento, normalmente iniciando com medicações e, em alguns casos, é necessário cirurgia.

Bexiga Hiperativa

O que é?

É uma condição que leva a uma sensação de vontade urgente de urinar, associado a alguns casos a perda urinária.

• Urgência para urinar

• Urinar muitas vezes ao dia

• Acordar a noite para urinar 2 ou mais vezes.

Causas/Fatores de risco

• Diabetes;

• AVC;

• Esclerose Múltipla;

• Doença de Parkinson.

Tratamentos

O tratamento dessa condição envolve múltiplas medidas, muitas vezes, adotadas de maneira simultânea, desde recomendações dietéticas, mudanças de hábitos de vida, fisioterapia, tratamento medicamentoso, até mesmo injeção de botox dentro da bexiga.

553c6221-e71b-4789-bbb4-2ef9f8f1eb19.jpg

Disfunção Miccional

Screen Shot 2022-02-22 at 00.13.14.png

O que é?

O trato urinário funciona de maneira coordenada, utilizando estímulos do cérebro, percorrendo através dos nervos até os órgãos urinários que, ao receber esses estímulos, relaxam para armazenar ou contraem para eliminar a urina através do trato urinário. Qualquer dano a esse complexo sistema pode gerar um mau funcionamento da bexiga.

• Dificuldade para urinar;

• Jato fino e fraco;

• Sensação de resíduo de urina na bexiga;

• Incontinência urinária.

Causas

Danos neurológicos causados por AVC, Lesões na medula como mielomeningocele, Neuropatias periféricas, Doença de Parkinson,

Obstruções do trato urinário causadas por Hiperplasia prostática, estenoses de uretra, prolapsos vaginais.

Tratamentos

O tratamento varia amplamente de acordo com a causa, podendo ir desde um tratamento à base de medicamentos até a necessidade de um procedimento cirúrgico. É um tratamento com objetivo de melhorar a qualidade de vida e deve ser decidido em conjunto com o paciente.

​Cálculo Renal

O que é?

Cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas que se formam nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais das mais diversas substâncias.

Sintomas

Podem não gerar sintomas, porém em alguns casos levam a uma dor muito forte na região das costas, que se irradia para a região da bexiga, alguns casos de sangramento na urina ou mesmo infecção urinária. Enjoo ou vômitos podem acompanhar o quadro.

O que causa?

Diversas causas para a formação das pedras, desde erros alimentares até mesmo tendências genéticas, necessitando ser avaliado caso a caso para desenvolvimento de uma estratégia de prevenção

Aqui divido em modalidades:

- tratamento para prevenir

-tratamento da crise com medicações

-tratamento cirúrgico

Para você saber mais, ai vai precisar assistir o vídeo clicando na foto ao lado.

PHOTO-2019-02-08-15-41-40 4.jpg

Incontinência Urinária

Incontinência urinária

O que é?

Incontinência urinária é o escape de urina involuntário. Pode ser precedida por uma tosse ou esforço, sendo chamada de Incontinência urinária de estresse, ou precedida por uma vontade intensa de urinar, o que seria compatível com incontinência urinária de Urgência.

Sintomas

• Perda de urina com esforço ou mesmo sem sentir;

• Desejo incontrolável de urinar apesar da bexiga não estar repleta.

Tratamentos

O tratamento multidisciplinar é importante para esses pacientes, envolvendo fisioterapia, tratamento medicamentoso e tratamento cirúrgico.

Esse assunto eu abordo com mais detalhes no Youtube, clica na imagem ao lado!

Screen Shot 2022-02-22 at 14.16.18.png